A culinária japonesa atrai fãs em todo o mundo com seus sabores únicos e apresentação impecável. Embora seja amada por muitos, ainda causa estranhamento em outros; a gastronomia japonesa vai muito além do sushi que conhecemos. Que tal descobrir algumas informações interessantes que você talvez não soubesse sobre essa rica tradição culinária?
1. A chave está nas combinações de sabores
A gastronomia japonesa é famosa pelo desfilar sutil dos sabores, utilizando uma mistura única de ingredientes doces e azedos. Açúcar, vinagre, limão, molho de soja e gengibre são fundamentais em várias receitas tradicionais, formando aquele gosto especial que tanto apreciamos.
2. Arroz mais “amigo” e grudento
Se você se pergunta por que o arroz japonês se difere tanto do brasileiro, a resposta é que ele tem uma maior quantidade de amido! Essa característica faz com que, após o cozimento, os grãos se mantenham mais juntos, facilitando o uso de hashis. E um detalhe importante: se o sushi se desintegra antes de chegar à sua boca, é provável que não tenha sido bem feito ou não seja do tipo adequado.
3. Shoyu com cautela, por favor
Apesar de ser saboroso, os japoneses tratam o shoyu com um respeito especial. Eles acreditam que jogar o molho sobre o arroz prejudica a apreciação do prato. O ideal é aplicar pequenas quantidades nas carnes que não têm tempero, evitando mergulhar tudo de uma vez.
4. O “jeitinho brasileiro” aplicado ao sushi
Os brasileiros são conhecidos por modificar receitas de outras culturas, e isso se aplica à comida japonesa. As versões locais que incluem frutas como manga e morango, além de cream cheese e tomate seco, são invenções brasileiras! Os japoneses tradicionais costumam estranhar essas combinações quando as encontram.
5. Salmão: um novo elemento na cozinha japonesa
Curiosamente, o salmão não fez parte da culinária japonesa tradicional até recentemente. Antes da década de 1980, ele raramente aparecia nos menus, até que noruegueses o apresentaram aos japoneses. Atualmente, é difícil imaginar um rodízio de sushi sem as fatias rosadas desse peixe!
6. Todo temaki é uma forma de sushi, mas nem todo sushi é temaki
Existem muitas variedades de sushi, e o temaki é apenas uma delas. Essa forma de cone feito de alga, recheada com arroz e diversos ingredientes, se tornou bastante popular no Brasil. Portanto, ao degustar um temaki, você pode afirmar com certeza que está desfrutando de sushi.
7. A etiqueta japonesa à mesa
Vários pratos típicos do Japão podem (e devem) ser saboreados com as mãos, tal como o clássico sushi. Em restaurantes autênticos japoneses, o atendente oferece uma toalha quente e úmida (chamada oshibori), que o cliente utiliza ao longo da refeição para limpar as mãos. Outro ponto a ser considerado: o sushi deve ser degustado em uma única mordida para que todos os sabores sejam plenamente apreciados.
8. Uma dieta que retarda a passagem do tempo
A culinária japonesa é rica em ômega-3, encontrado nos peixes, o que ajuda a combater o envelhecimento e a diminuir o colesterol “ruim”. Ingredientes como o missô (uma pasta de soja fermentada) favorecem a elasticidade da pele, auxiliando na prevenção da morte celular e proporcionando um aspecto mais saudável para aqueles que o consomem regularmente.
9. Sons aceitos: um aspecto cultural
Se você achar deselegante fazer sons ao comer, saiba que os japoneses têm uma visão diferente! No Japão, fazer barulho enquanto consome sopa ou macarrão é totalmente aceitável. Eles costumam pegar pequenas porções, aspirando a comida para resfriá-la e, assim, conseguem desfrutar ainda quente, aquecendo o corpo.
10. Reconhecimento internacional pela ONU
A culinária japonesa é reconhecida pela ONU devido à sua importância cultural. Segundo o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o Japão é um modelo global de alimentação saudável, apresentando a menor taxa de obesidade entre países desenvolvidos – abaixo de 4%!
E você, já conhecia todas essas curiosidades sobre a gastronomia japonesa? Compartilhe suas experiências com essa culinária fascinante nos comentários!

Você também pode gostar
Pão de Mel Artesanal: Receita Profissional para Fazer
Strogonoff Cremoso de Frango: A Receita que Todo Mundo Pede